top of page
Design sem nome.png

Conheça alguns dos projetos desenvolvidos no #Veredas_Digitais!

A imagem mostra duas bailarinas ao fundo com a legenda "ballet nas redes"

Partindo da democratização do acesso à cultura, o projeto buscou promover ações que visassem a integração da sociedade à arte do ballet clássico. O objetivo era aproximar a dança da população por meio das redes sociais e oficinas!

Design sem nome.png

Os objetivos do Núcleo de Ensino era o desenvolvimento do conhecimento e consciência histórica. Entendendo os fundamentos da História como ciência, identificando sua função e formas de práticas sociais, políticas e cotidianas, utilizando tecnologias no ensino.

A imagem mostra a entrada do campus da unesp de assis com a legenda "Núcleo de Ensino - Ensino de história e as tecnologias"
Design sem nome.png
A imagem contém um globo terrestre com a legenda "globalização e humanidades digitais"

O objetivo é discutir com alunos do ensino fundamental questões relacionadas com a Globalização, Mídias e Tecnologias Digitais. Além de problematizar os usos dessas ferramentas no contexto de ensino e aprendizagem, desenvolvendo nesse processo a Consciência Histórica.

Design sem nome.png

O projeto Carandiru teve como objetivo resgatar a memória do "Massacre do Carandiru", que completou 30 anos em outubro de 2022, promovendo reflexões e debates acerca do papel do Estado na promoção da segurança pública, estrutura carcerária brasileira, direitos humanos e violência policial.

No fundo da imagem temos a fachada da casa de detenção carandiru, com a legenda à frente "Carandiru os culpados"
Design sem nome.png
a imagem mostra um museu brasileiro ilustrativo com a legenda "vitrine de museus - uma exploração dos museus brasileiros"

Abordaram-se diferentes maneiras de preservar a memória material e imaterial da história dos diversos grupos que formaram a sociedade brasileira. Através da apresentação de diversas obras dos acervos de museus pelo Brasil.

Design sem nome.png

A partir de elementos da Semana de 1922 em que a mesma sociedade que produz artes, sofre uma censura pela burguesia da época, foram promovidas ações educativas atraves de pôsteres interativos voltados para a Semana de Arte Moderna. Utilizando as redes sociais para trabalhar a tecnologia na perspectiva de seus usos sociais.

A imagem mostra a obra "estudante" e a legenda "semana de arte moderna - a obra: estudante"
Design sem nome.png
A imagem mostra Monteiro Lobato em preto e branco com a legenda " figuras históricas nas obras de monteiro lobato"

O objetivo principal era aprimorar o saber histórico e a habilidade de interpretação dos alunos a respeito das obras de Monteiro Lobato, com enfoque àquelas em que figuras históricas eram retratadas. A partir de figuras escolhidas, os alunos criaram textos descritivos.

Design sem nome.png

O principal objetivo foi entender e problematizar o papel de figuras femininas dentro dos espaços museológicos. Questões como as maneiras de tornar público espaços e movimentos que fazem da mulher artista protagonista eram recorrentes.

A imagem mostra artistas com a legenda "museologia e gênero - o papel das mulheres na semana de arte moderna de 1922"
Design sem nome.png
A imagem mostra a legenda "projeto rupturas"

O objetivo do projeto foi estudar a história cultural da arte tropicalista sob análise de obras presentes no espaço inhotim, mediante a divulgação da história da arte brasileira. Foram ofertados minicursos e uma exposição baseada em Hélio Oiticica, enfatizando as obras pertencentes ao tropicalismo da ditadura militar de 1964.

Design sem nome.png

O projeto desenvolvido com estudantes de Ensino Médio da rede pública, busca apresentar músicas feitas por grupos marginalizados (mulheres, negros, LGBTQIAP+...) e analisar o contexto histórico desses movimentos musicais. Através da discussão e análise das letras das músicas, visa-se alcançar a literacia histórica e o letramento científico junto aos estudantes.

musica resistencia.jpg
Design sem nome.png

Conheça o canal do #Veredas_Digitais no Youtube!

bottom of page